sábado, 8 de maio de 2010
Tipos de lava
Lava fluida: É uma lava com pouco gás, muito líquida e com temperaturas muito elevada, ao sair da cratera escoa com muita facilidade formando longas escoadas de lava. Origina cones baixos e largos, os piroclastos são grandes (bombas e Lapilli).
Lava viscosa: É uma lava com muito gás, menos líquida que a anterior e com temperaturas menos elevadas, ao sair da cratera escoa com dificuldade formando curtas escoadas de lava. Origina cones altos e estreitos, os piroclastos são pequenos (cinzas, areias e Lapilli).
Lava muito viscosa: É uma lava com muito gás, quase sólida e com temperaturas menos elevadas que a anterior, ao sair da cratera não escoa, acumula-se formando uma espécie de rolha, originando a agulha vulcânica. O gás como não pode sair acumula-se na chaminé e ao sair pode explodir a agulha vulcânica dando origem à nuvem ardente. Se ao sair não explodir a agulha vulcânica os piroclastos se forem emitidos são as cinzas vulcânicas.
Agulha vulcânica: Edifício formado a partir da acumulação da lava muito viscosa. Devido ao tipo de lava a agulha é frágil e se a nuvem não a destruir os agentes erosivos rapidamente o fazem.
Nota: A primeira imagem foi tirada do site "http://tecnocientista.com", a segunda imagem foi tirada do site "http://kilauealavaflowmount.com", a terceira imagem foi tirada do site "http://elbauldejosete.com" e a ultima imagem foi tirada do site "http://amagiadamontanha.blogspot.com"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário