domingo, 29 de maio de 2011

Morfologia dos Fundos Oceânicos


(clique na imagem para ampliar)


Plataforma Continental (1): Zona ligeiramente inclinada, integrada na crosta continental. Vai até aos 200m de profundidade e estende-se em 2km. Vivem na plataforma continental cerca de 90% das espécies marinhas existentes no planeta.
Talude Continental (2): Zona muito abrupta, é o limite da crosta continental e vai, em média, dos 150m aos 4km de profundidade.
Dorsias Médio-Oceânicas (3): Grandes cadeias montanhosas situadas aproximadamente a meio da crosta oceânica. Forma-se a partir do rifte por acumulação de lava. O único local onde a dorsal aparece á superficie é na Islândia.
Rifte (4): Vulcão do tipo fissoral responsável pela existência de dorsais médio-oceânicas, pela formação da crosta oceânica e também pelo afastamento dos continentes.
Planície Abissal (5): Zona aplanda que constitui cerca de 75% dos fundos oceânicos.
Fossa Oceânica (6): Zona de choque entre a crosta continental e a crosta oceânica. A crosta oceânica por ser mais densa mergulha por baixo da crosta continental originando sismos e vulcões. Pode atingir os 12km de profundidade como é o caso da fossa das marianas no Japão.

Nota: A imagem foi tirada do site "https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQ7Hlzs7sTb8QrfRcyygvPW2GPv_h1PMbdzLKi4eQMCZfZxKC0t4zU5DKe7CIp1lG88d7cwJqGJmpslUiEi6BDqGVfHcfv_lL0fhtvflCIKEoHDrpr02Cqb4Q1nrKhBAtKBECA_A38mMI/s1600/morfologia.dos.fundos.oce%C3%A2nicos.jpg" e editada por mim no paint


Sem comentários:

Enviar um comentário