Regional: Este tipo de metamorfismo ocorre nas bacias de sedimentação.
Com a contínua erosão vão-se depositar novos materiais na bacia de sedimentação. Há cada vez menos espaço na bacia e cada vez mais espaço peso.
Portanto a bacia vai-se afundar e vai atingir condições de pressão e temperatura médias. Assim vai-se formar uma rocha metamórfica.
Os grãos que antes tinham sido compactados e cimentados, vão reorganizar-se de forma a ocuparem menos espaço.
De Impacto:
O metamorfismo de impacto acontece com o choque de um meteorito na superficie terrestre. Quando isto acontece, aos fragmentos que se soltam chamamos tectitos.
Ocorre em pressões e temperaturas muito elevadas num curto intervalo de tempo, o que leva à vapo- rização e por vezes à fusão tanto das rochas terrestres como do meteorito.
No entanto o metamorfismo dá-se sem que haja fusão do material. Assim as rochas da cratera de impacto sofrem um cozimento, originando o metamorfismo de impacto.
De Contacto: O metamorfismo de contacto ocorre quando a câmara magmática, devido às suas temperaturas elevadas, ao instalar-se nas rochas vai transforma-las onda a câmara se encaixa e formar auréolas de metamorfismo. Chamam-se às rochas que sofrem um maior cozimento, sem mudarem de estado por acção da temperatura, da pressão e dos fluidos à sua volta, corneanas.
Nota: As duas primeiras imagens foram retiradas do site "http://www.ijcnaturais.blogspot.com/", a ultima do site "http://www.windows2universe.org/earth/geology/images/meta_contact2.sp.gif" e todas as outras feitas por mim no paint.
Sem comentários:
Enviar um comentário