--- Charneira
Os sismos correspondem á libertação de energia que ocorre assim que há ruptura do material no interior, a causa dessa ruptura deve-se á existência do material que constitui a astenosfera, o magma.
Eu acho que trabalhei para um 4, mas nos testes tive 3 e no final dos períodos também por isso em princípio vou ter 3 no final do ano. Mas na verdade quando na minha auto-avaliação pedi 4, estava a contar já com a nota deste blogue, que acho que merece 5 e a média de 3 com 5 dá 4!
Existem várias escalas para se medirem os sismos, mas as mais conhecidas são a de Mercalli(adaptada) e a de Richter.
Maremoto: É um sismo que ocorre na crosta oceânica.Abalos Premonitórios: São abalos suaves que indicam o que vai acontecer, corresponde à saída das 1ª ondas P, que só são sentidas pelos sismógrafos e pelos animais.
Abalos principais do Sismo: É o abalo propriamente dito, corresponde à saída das ondas P e das ondas S à superfície.
Réplicas: Os abalos sísmicos vão diminuindo de intensidade até se extinguirem. Corresponde ao reajuste do interior da Terra.
Os três tipos de ondas:

Quando a câmara magmática está activa, esta aquece as rochas que estão à sua volta. A água da chuva infiltra-se e ao entrar em contacto com as rochas mais quentes transforma-se em vapor de água. Este, porque é um gás, sobe e se existir facilidade irá originar uma fumarola. Se o vapor não conseguir subir de imediato, arrefece e transforma-se em água originando assim um géiser ou uma nascente termal, dependendo do caso.
Na aula, vimos um filme sobre vulcões, aprofessora passou este filme para que nós veija-mos como é que um vulcão entra em erupção, este filme passa-se em Los Angeles, foi um filme embora um pouco sangrento, divertido. Aqui vai o seu resumo:
Um vulcão entrou em erupção devido a 3 sismos. Como estavam numa cidade muito desenvolvida: tunéis de gás, água, esgoto, metro, ... o vulcão não teve dificuldade em evouir. para tentar parar o vulcão, Mike Roarck assume o papel de líder do grupo, tentando co
ordenar um "lançamento" de água, de modo que a lava solidificasse formando uma crosta. A lava embora tenha parado de escorrer pela cidade, continuou a correr pelos tunéis subterrâneos que íam dar ao hospital, para onde Mike Roarck
mandara todas as vitimas daquela catástrofe e onde estava a sua filha Kelly, a cuidar dos filhos e filhas das vitimas do mesmo acontecimento, então Mike pensou: "Porque não demolir o centro comercial (com 20 metros de altura e x quilos de cimento e betume) de modo a que cons
trua-mos uma barreira, para desviarmos a lava para os canos de esgoto, que por ventura iram dar ao mar?" e tal pensado, tal feito. Só que um dos míudos de quem Kelly tomava conta, tinha fugido e sem saber em direcção ao centro comercial. E no exacto momento em que íam dem
olir o grande edificio, Mike avistou a sua filha lá dentro e então correu e por um triz conseguiu desviar-se a si, á Kelly e ao pequeno Tommy daquele demolimento... 



pção efusiva: é uma erupção com lava fluida, a erupção é calma, a lava escorre a grande velocidade (pode atingir os 30km/h), e as escoadas de lava são longas. Os cones que se formam são baixos e largos e os piroclastos emitidos são grandes. (tipo havaiano)
Erupção explosiva: é uma erupção com lava viscosa, a erupção é violenta, a lava escorre a pouca velocidade e as escoadas de lava são curtas. Os cones que se formam são altos e estreitos e os piroclastos emitidos são pequenos. (tipo vulcaniano)
o catastrófica: é uma erupção com lava muito viscosa. A lava não escorre e acumula-se na cratera formando uma agulha vulcânica. O gás que fica retido na chaminé sai e origina a nuvem ardente. Se existirem piroclastos são as cinzas. (tipo peleano)

muito viscosa: É uma lava com muito gás, quase sólida e com temperaturas menos elevadas que a anterior, ao sair da cratera não escoa, acumula-se formando uma espécie de rolha, originando a agulha vulcânica. O gás como não pode sair acumula-se na chaminé e ao sair pode explodir a agulha vulcânica dando origem à nuvem ardente. Se ao sair não explodir a agulha vulcânica os piroclastos se forem emitidos são as cinzas vulcânicas.
lha vulcânica: Edifício formado a partir da acumulação da lava muito viscosa. Devido ao tipo de lava a agulha é frágil e se a nuvem não a destruir os agentes erosivos rapidamente o fazem.
Geologia: é a ciência que estuda a Terra e o seu devido comportamento.
Crosta: 0-30 km , 0-900 ºC , materiais silicatados (silício e alumínio).
Crosta Continental: o-70 km, sólido, 0-900 ºC
Endosfera: 2900-6371 km, esfera interior (núcleo).
Na aula vimos um filme chamado Happy Feet, aqui está o seu resumo:




Nós vimos um filme na aula chamado a Marcha dos Pinguins!
nde vão suportar violentas tempestades de neve todos juntos pois apenas um morreria). Deslocam-se a andar, a rastejar ou a escorregar e entre si emitem sons para comunicarem. Chegados à clareira começam à procura de um par, fazem lutas entre si (fêmeas contra fêmeas e machos contra machos). Uma vez com o seu par os pinguins, namoram... e depois acasalam. Durante o Inverno o casal fica junto à espera que o ovo se revele. A neve chega o ovo aparece e os pinguins aconchegam-no nas pernas (o ovo não pode tocar no chão senão o b
ebé pinguim congela e morre). As fêmeas partem para o mar para ir buscar comida para si e para o bebé, então os machos ficam com o ovo. Na clareira o mau tempo chega, ventos gelados manifestam-se e eles juntam-se uns aos outros para se aquecerem e suportarem o frio. No meio de tanta confusão alguns ovos perdem-se. Chegadas ao mar as fêmeas procuram um buraco no gelo para chegarem ao oceano. Assim que entram na água procuram alimento (peixes), passando por algumas lutas com focas. Depois da pesca voltam à clareira. Entretanto na clareira o dia nasce e a luz aparece. Os ovos começam a eclodir. Os pinguins nascem, mas não há sinal das mães. Se estas não voltarem a tempo o ovo morre. Finalmente chegadas procuram as crias e os machos. Uma vez encontrados a mãe dá de comer ao pinguim. Mas então os machos partem não comendo há meses. A Primavera chega chega e os pinguins começam a anda
r, fazendo uma pequena marcha. Chegam mais ventos de neve e mães e filhos juntam-se todos. A neve passa, mas alguns pintainhos morreram e então algumas fêmeas tem que roubar crias. Os pinguins vão crescendo e brincando, mas as mães tem que partir para se puderem alimentar. No meio da brincadeira aparece um Mandrião do Sul, uma ave de rapina, que quer comer os pinguins e começa a atacar conseguindo matar um. Os pais chegam encontram as crias e dão-lhes de comer, passado algum tempo as fêmeas também voltam. O gelo começa a derreter então acontece a última marcha. Os pequenos pinguins já não tem fome e começam a crescer fazendo-se ao mar. Agora já são verdadeiros pinguins!