quarta-feira, 31 de março de 2010

História da Astronomia



A ciência da astronomia já é estudada desde o tempo dos homens primitivos, foram os primeiros cientistas. Estes usavam os conhecimentos que tinham para fabricar os seus instrumentos.


Mas a ideia de universo apenas surgiu mais tarde, III - IV a.C., proposta e composta por Aristóteles, um filósofo grego da Antiguidade. A sua teoria consistia em que a Terra, local onde os deuses viviam, logo perfeita, era o centro do universo e que todos os outros astros giravam em torno dela em órbitas circulares, seguros por 55 bolas de cristal. Esta teoria conhece-se como Teoria Geocêntrica.



Mais tarde, Aristarco, contemporâneo de Aristóteles, desenvolveu uma teoria que dizia que era o Sol que estava no centro da Terra e tudo girava à sua volta. Esta teoria denomina-se Teoria Heliocêntrica.


Nos séculos II e III a.C., Ptolomeu apoiou e concordou com a Teoria Geocêntrica desenvolvida por Aristóteles, e complementou-a explicando as fases da Lua e o brilho dos planetas.




Mais tarde, Eratóstenes descobriu com exactidão o perímetro da Terra.


Em 1543, Nicolau Copérnico aceitou e concordou com a Teoria Heliocêntrica estabelecida por Aristarco e publicou uma obra com essa mesma teoria escrita, propagando assim a sua ideia.


No século XVI,Galileu Galilei consegue provar que a Teoria Heliocêntrica está certa através da observação das fases de Vénus, por intermédio da luneta astronómica.



No mesmo século, Johannes Kepler concluiu que as órbitas dos planetas são elípticas e explicou-o na diferença de brilho dos planetas.



No séc
ulo XVIII, Isaac Newton descobriu a força gravitacional (segundo a lenda quando, estando ele debaixo de uma macieira, caíra-lhe um fruto na cabeça), que contribuiu para a explicação das diferenças de velocidades dos planetas.


No século XIX Albert Einstein descobriu a teoria da relatividade quando estava a aperfeiçoar as teorias.


Hoje em dia existem sondas e telescópios espaciais muito importantes para o desenvolvimento da ciência da astronomia.



Nota: A primeira imagem foi tirada do site "http://www.riscar.net", a segunda imagem foi tirada do site "http://donnafrasesepensamentos.blogspot.com", a terceira imagem foi tirada do site "ciencias3c.cvg.com.pt", a quarta imagem foi tirada do site "http://aventuradasciencias.blogspot.com", a quinta imagem foi tirada do site "http://greciantiga.org", a sexta imagem foi tirada do site "http://blogdoaleitalia.blogspot.com", a sétima imagem foi tirada do site "http://blog.cancaonova.com", a oitava imagem foi tirada do site "http://visualstatistics.net", a nona imagem foi tirada do site "http://ameninaquematavacaracois.files.wordpress.com" e pintada por mim (no Paint), a décima imagem foi tirada do site "http://blogdasmoleculas.blogspot.com" e a ultima imagem foi tirada do site "http://spacetelescope.org"

Formação do Sistema Solar


O Sistema Solar formou-se a partir de uma Supernova, as Supernovas têm a sua origem na explosão de grandes estrelas.


O Sistema Solar formou-se cerca de 8 mil milhões de anos após o Big Bang.
Deu-se a explosão de uma estrela, a nuvem de material que constituía a estrela foi lançada para o espaço. O material da nuvem agrupou-se em núcleos de matéria devido à acção da gravidade. De um dos núcleos desta Supernova formou-se o nosso Sistema Solar. O núcleo formado por poeiras e gases devido à energia que continha começa a condensar-se, a girar sobe si própria e a aquecer, formando uma bola de matéria e esta, devido ao movimento, começa a achatar. Do centro da massa forma-se o Proto-Sol (que virá originar o Sol) e os restantes astros do Sistema Solar formaram-se do material que foi lançado para o espaço devido á velocidade do movimento.

Nota: esta imagem foi tirada do site "http://ciencias3c.cvg.com.pt"