Câmara magmática: é o local onde está contido o magma.
Chaminé vulcânica: é um tubo que transporta o magma da câmara magmática até à cratera.
Escoadas de lava: são camadas de lava que se acumulam na saída da lava das várias erupções.
Cratera vulcânica: é uma cratera por onde o vulcão liberta os produtos vulcânicos.
Cone vulcânico secundário: é um cone secundário onde se acumulam as várias erupções do vulcão secundário, formando um relevo de material vulcânico.
Chaminé vulcânica secundária: é um tubo que transporta o magma da chaminé vulcânica principal até à cratera
Cratera vulcânica secundária: é uma cratera por onde o vulcão secundário liberta os produtos vulcânicos para o cone secundário.
Escoada vulcânica secundária: são camadas de lava que se acumulam na saída da lava das várias erupções do vulcão secundário.
Piroclastos: significa fragmentos de fogo, classificam-se relativamente ao seu tamanho em cinzas, areias, lapili e bombas vulcânicas. Formam-se a partir da fragmentação da lava quando embatem no cone já estão no estado sólido. quanto mais gás contiver a lava menores são os piroclastos.
Lava: provém do magma que ao subir vai perdendo o gás o que a torna liquida e sai do vulcão.
Obsidiana: vidro vulcânico formado a partir do arrefecimento brusco da lava.
Brecha vulcânica: é a rocha formada a partir de fragmentos arrancados à chaminé vulcânica pela ascensão da lava. constitui um óptimo método directo.
Pedra-pomes: é uma rocha muito porosa, tornando-se muito leve por consequência do gás. À superfície da lava forma-se uma espécie de espuma (gás contido), e a rocha solidificava, o gás vai saindo quando a rocha está a arrefecer "esburacando-a". é a única rocha que bóia.
Nota: esta imagem foi tirada do site "http://e-geo.ineti.pt/"